sábado, 3 de janeiro de 2009

2009, Um novo horizonte pela frente.

Verônica e Gustavo - Casaram em Jõao Pinheiro, MG, em 2008. Foto Por Alan Jr. Mais um sonho se inicia...


E quem diria? 2009, mais um ano chegou, tão esperado, afinal os anos passam, mais seria 2009 apenas um número, e porque a cada novo ano nós seres humanos depositamos tanta esperança em mudança, em fim, apostamos que tudo vai melhorar? Limpe sua mente e abstraia, pode assustar no início, mais tente entender o que vou explicar.
Afinal, o que seria o tempo? Realmente existe o tempo? como disse Albert Einstein, na teoria da relatividade, tudo depende do ponto de observação, se eu saio de Brasília e vou a São Paulo de carro, e outra pessoa sai de São Paulo em direção a Brasília, ambos saindo ao mesmo tempo, qual seria meu futuro? E meu passado? Sair de Brasília seria meu passado e chegar a São Paulo seria meu futuro, mais ao mesmo tempo, São Paulo seria o passado da outra pessoa e Brasília seria seu futuro? Seria o tempo apenas uma medida para nos mantermos organizados? É muito mais complexo que isso, abstraindo novamente, e literalmente voltando no tempo...
O ponto de partida da era Cristã foi a escolha do ano zero para o nascimento de Jesus. Isto foi fixado no século VI, por um monge armênio, chamado Denis, o Pequeno, Denis reteve como primeiro ano da era cristã (ano um, portanto) o ano 754 da era romana e colocou o dia primeiro do ano no dia 25 de março, dia da concepção pela Virgem Maria de Cristo. Porém ele cometeu um erro de cálculo, pois o Rei Herodes já estava morto em 754, e, portanto historiadores e teólogos cristãos consideram a data provável do nascimento entre o ano oito e quatro, sendo mais plausíveis os anos entre sete e seis antes da nossa era e, portanto sete ou seis anos antes do zero convencional.
Em 1565 d.C., Carlos IX fixa de novo o começo do ano em primeiro de janeiro. Dezessete anos mais tarde, o Papa Gregório XIII confirma esta decisão quando da reforma do calendário Juliano. O calendário gregoriano dividia o ano em trezentos e sessenta e cinco dias e um quarto, em dozes meses de tamanhos desiguais e em cinqüenta e duas semanas além do recurso aos anos bissextos. A reforma deste papa aconteceu quando o equinócio coincidia com o dia 11 de março de 1582 depois de Cristo. Suprimiu dez dias, organizou os bissextos quando as duas primeiras cifras são divisíveis por quatro. De acordo com esta norma o ano de 1600 e 2000 é bissexto enquanto que os anos de 1700, 1800 e 1900 foram normais. Começou a ser usado nos países ditos católicos, mas as nações protestantes não o aceitaram imediatamente. A Alemanha só o assumiu em 1700 d.C., a Inglaterra em 1751 d.C., a Bulgária em 1917, a Rússia em 1918, a Romênia em 1919 e a Grécia só em 1923.
Calendário Cristão: É o próprio calendário gregoriano, com a inclusão de festas religiosas móveis, definidas a partir da Páscoa. Os períodos e acontecimentos anteriores passam a ser datados com a sigla a.C. (antes de Cristo) e contados de trás para frente.

Então, datas, números, valores, tempo, são baseados em necessidades humanas, eu penso que temos que viver, além disso, ser menos apegados ao mundo material, afinal, a velha pergunta, o que somos e pra onde vamos, isto pouco me importa, mais aquela esperança que comentei, aonde nós seres vivos apostamos a cada chegada de um novo ano, na paz, na melhora, no amor, é isto que vale, quem somos? Somos aquilo que quisermos e sonhar, pra onde vamos? Vamos pra onde nossa mente nos levar, mudanças só dependem de nós, temos que sonhar alto, e fazer nossos sonhos se tornarem realidade, e isto não depende de tempo, depende sim apenas de nós.
Obrigado a todos que acreditaram em mim e no meu trabalho até hoje, obrigado a todos que me deixaram fazer parte de suas vidas, obrigado as pessoas que acreditaram que sonhos podem sim se tornar realidade.

Feliz 2009, de coração.

Alan Nogueira da Gama, Fotógrafo e Sonhador.


Nenhum comentário: